Origami Complexo Origamistas

7.ª Olimpíada Internacional de Origami na Internet

Está acontecendo desde o dia primeiro de novembro a 7.ª edição da Olimpíada Internacional de Origami na Internet. Trata-se de uma competição aberta para entusiastas e profissionais do origami em que são propostos modelos desafiadores a serem dobrados e exibidos pelos participantes.

Competidores

Este ano a competição conta com 541 participantes de 56 países, batendo o recorde da 6.º edição que contou com 453 participantes de 53 países. Entre os participantes estão 22 brasileiros.

Há duas formas de participar da Olimpíada: como criador e como exibidor. Criadores tiveram até agosto para enviar seus modelos aos organizadores, que selecionaram 15 criações (entre as 104 enviadas este ano) para compor o e-book de tarefas da Olimpíada.

Já os exibidores têm de 1.º de novembro 1.° de dezembro para dobrar e fotografar as peças finalizadas.

Tarefas

As tarefas deste ano, como de costume, exigem que o participante domine várias técnicas avançadas de origami – como tesselação, corrugação, wetfolding, saber colapsar uma peça a partir de um CP e montar kusudamas a partir de módulos. As peças serão avaliadas por um júri composto por 5 membros, incluindo o fundador da olimpíada – o origamista russo Andrey Ermakov – e alguns vencedores das edições anteriores.

Cottontop tamarin
Saguim-cabeça-de-algodão criado por Kunsulu Jilkishiyeva e dobrado por Andrey Ermacov em uma dobra de teste. Este é um dos modelos da segunda etapa deste ano. Diagramas exclusivos para o e-book da Olimpíada.

Russian hut
Isbá criado e dobrado por Andrey Ermacov em dobra de teste. Este modelo exige do participante o domínio da técnica de corrugação.

Há uma fase classificatória em que os exibidores deverão realizar tarefas mais simples de qualificação. Em seguida, 150 participantes são escolhidos para a etapa final.

Como já estamos na etapa final, as tarefas classificatórias já podem ser vistas no grupo do Flickr criado para a exibição.

IOIO2017 round 1 compilation
Modelos da etapa classificatória dobrados pelo participante Zephyr Liu (China).

Premiação

Três categorias serão premiadas com medalhas.

Campeão Pessoal, para o exibidor que obtiver a maior pontuação geral.

Melhores Dobras para os modelos mais incríveis em cada uma das tarefas.

Competição por Time para o os exibidores do mesmo país que, juntos, conseguirem mais medalhas na categoria Melhores Dobras.

Os vencedores também recebem recebem livros de origami e todos os participantes recebem o e-book da olimpíada.

Vejas todas as informações no site ofical: ioio.su/ioio-2017

Acompanhe também o tópico oficial no The Origami Forum.

Veja alguns os ganhadores da edição de 2016:

IOIO 2016 - Ecureuil
O esquilo de Sergey Yartsev dobrado por Adam Gaillet (França)

Samurai Helmet ( origami ) 2 Place IOIO 2016
Máscara Samurai de Marcelo Arispe-Guzman dobrado por Adriano Davanzo (Itália)

Twisted Bird Base Tesselation - Michal Kosmulski

Tesselação a partir de uma base ave, de Michal Kosmulski, dobrado por Jairo de Oliveira Araújo – único brasileiro medalhista no ano passado.

Diego
Fascinando por origami, um dia ainda vai publicar um livro com seus modelos. Outros hobbies incluem fotografia, desenho e coisas 3D. Curioso. Geek. Cinéfilo. Pokemon connoisseur.

Deixe uma resposta