Dobradura de Gato
Megapost! Origami Intermediário Passo-a-passo

Como Fazer Um Gato de Origami

Para comemorar o retorno do blog, preparei este megapost apenas com dobraduras de gatos. Todos os modelos a seguir foram dobrados por mim em papel sanduíche feito artesanalmente a partir de papel alumínio e papel de seda (exceto o origami do gato sem botas que foi dobrado em papel canson prateado).

Todas estas dobraduras deste post têm diagramas disponíveis para baixar em pdf, assim como a maioria dos posts deste blog.

Gatos de Origami

Então vamos lá… como fazer um gato de origami?

Gato de Gilad Aharoni

Gato de Gilad Aharoni

Este é um modelo intermediário-fácil. São apenas 25 passos e resulta em figura quase 2D. Na verdade, lembra um macaco…

Dobraduras de Gato

Gilad Aharoni é o “curador” da maior e mais completa database de origami da atualidade. São milhares de resenhas e registros de modelos, fotos, livros e revistas. Vale a pena conhecer esta e outras bases de dados.

Diagramas disponíveis no site do autor ou aqui.

Gato tirando soneca de Ken Kawamura

Gato de Origami Tirando Soneca

Este é um modelo básico com poucos passos. Apesar de simples, o resultado é incrível. É uma estética minimalista.

Diagramas disponíveis na página Star Wars Origami ou aqui.

Gato de Román Diaz

Gato de Origami de Roman Diaz

Meu favorito deste megapost. Roman Diaz é um dos origamistas mais brilhantes da atualidade é autor do livro Origami Para Intérpretes. Neste livro ele publicou os diagramas do Hipocampus que aparece nesta postagem do blog.

Este modelo é intermediário fácil e é feito a partir de um retângulo com proporções 1:2,45. Esta proporção é a mesma do retângulo que “sobra” quando recortamos um quadrado de uma folha A4. Eu recomendaria usar uma folha maior, com no mínimo 10cm no lado menor. Nesse exemplo o lado maior teria que ter 10 x 2,45 = 24,5cm.

Diagrama disponível no site do Origami Chile ou aqui.

Gato Neko de Jo Nakashima

Dobradura de Gato de Jo Nakashima

Este é o Neko, um gatinho simpático relativamente simples de ser dobrado. Criado por Jo Nakashima – um origamista brasileiro que tem um canal no youtube com muitos tutoriais e instruções passo a passo.

Diagramas disponíveis no site dele ou aqui.

Além disso, não podia faltar o tutorial em vídeo:

Gato de Fabian Correa

Dobradura de Gato de Fabian Correa

Este é um modelo simples e com uma estética mais minimalista. São poucos “detalhes”, mas o que estão presentes chamam a atenção no modelo final.

Diagramas no flickr do autor ou aqui.

Gato de Aníbal Voyer

Dobradura de Gato de Anibal Voyer

Um modelo intermediário de um gato sentado. Não é tão complicado, mas do passo 25 em diante é preciso tomar muito cuidado para não rasgar a cabeça do gato.

Diagramas aqui.

Gato Jiji de Robin Glynn

Dobradura do Gato Jiji

Este modelo representa o gato Jiji do filme Os Serviços de Entrega da Kiki produzido pelo Studio Ghibli do Hayao Miyazaki. O filme conta as aventuras da bruxinha Kiki na cidade grande com seu gato preto Jiji – que também é seu melhor amigo.

É um modelo simples que não exige muitos conhecimentos em origami, mas é preciso atenção em alguns passos. Os diagramas estavam disponíveis no site do autor – que não está mais no ar. No entanto, a página está salva no Archive.org e pode os diagramas podem ser vistos aqui. Ou aqui.

Gato de Giang Dinh

Dobradura de gato de Gianh Dinh

Apensar deste gato esguio parecer parecer simples de dobrar, este é um modelo um pouco avançado. Exige algum conhecimento com as técnicas de wetfolding (dobraduras com papel molhado) e vincos curvos. Os diagramas são, na verdade, dicas. Estão disponíveis no site do autor ou aqui.

Gato Sem Botas de Patricio Kunz Tomic

Dobradura do Gato Sem Botas

Eis um gatinho simpático e simples de ser feito. São apenas 17 passos e o resultado é bem bonito.

Diagramas no site do Origami Argentina ou aqui.

Gato de Tetsuya Gotani

Dobradura de Gato Tetsuya Gotani

Este gatinho olhando para cima é um modelo intermediário não muito complicado, mas que exige atenção em alguns passos.

Os diagramas estão disponíveis no fórum russo Love Origami ou aqui.

Gato e Rato de David Brill

Gato de Origami de David Brill

Este é um clássico. Trata-se de um modelo intermediário. Alguns passos são complicados e as camadas de papel vão ficando grossas e difíceis de manipular na fase de finalização.

Os diagramas – que incluem também um rato – estavam disponíveis no site do autor e agora estão fora do ar. No entanto a página foi salva no Archive.org e os diagramas podem ser vistos aqui. Ou então aqui.

Agora se você é um amante de cães…

Não se preocupe! Há alguns diagramas com dobradura de cachorro no blog também!

 

Diego
Fascinando por origami, um dia ainda vai publicar um livro com seus modelos. Outros hobbies incluem fotografia, desenho e coisas 3D. Curioso. Geek. Cinéfilo. Pokemon connoisseur.

Deixe uma resposta