Besouro Cervo
Origami Complexo

Besouro Cervo em Voo, de Shuki Kato

No início de dezembro, a Origami Shop lançou o mais novo livro de da série Passion Origami: Origami Nature Study, com diagramas do artista Shuki Kato. Para aqueles (como eu) que adquiriram o livro ainda na pré-venda, há um diagrama “bônus” enviado assim que o livro fica disponível: o Besouro Cervo em Voo.

Besouro Cervo em Voo, de Shuki Kato e dobrado por mim em duplo papel de seda de duas cores.

Como se pode perceber ao navegar pela categoria minhas criações, eu tenho um gosto peculiar por estes seres rastejantes – e também voadores! Um modelo destes exige um conhecimento avançado na criação de origamis. É preciso “fazer surgir” muitas abas e camadas de papel. São 6 patas, 2 antenas, 2 asas, 2 élitros (envoltórios das asas) e 2 garras com 2 “garrinhas”. E mais: tem que reservar porções de papel para o abdômen, costas e exoesqueleto.

Tamanho

Besouro Cervo
O quadrado de duplo papel de seda tinha 45 cm de lado.

O autor recomendava utilizar um quadrado de papel com 35 cm de lado para dar ao modelo finalizado um aspecto realista em termos de tamanho. Este besouro pode chegar a 9 cm de tamanho, com as asas fechadas. Quanto ao tipo de papel, a recomendação era um papel fino como o iridescente Shadow-fold (43 g/m²) ou o famoso Origamido (20 a 50 g/m²).

Complexidade

Mesmo o duplo papel de seda foi muito espesso para alguns detalhes.

Este foi com certeza um dos diagramas mais desafiadores que já enfrentei – isto dito por alguém que já dobrou Satoshi Kamiya. A maioria das instruções eram bem claras, com poucas exceções. Em alguns passos era preciso “desafundar” o papel, desdobrando ou trazendo à frente camadas de papel escondidas. Este tipo de dobra é dificílimo e exige mutia técnica e paciência. Eventualmente precisei desdobrar algumas partes, comparar com o CP e/ou ver o passo seguinte e tentar chegar no resultado por “conta própria”. Salvo alguma interpretação própria aqui e ali, o modelo finalizado ficou bem parecido com o idealizado pelo autor.

Odontolabis sommeri sommeri

Os besouros cervo também são conhecidos como vaca-loura, abadejo, escaravelho-veado ou cabra-loura. Pertencem a família Lucanidae – que contam com cerca de 930 espécies diferentes, de acordo com um estudo de 1990, o Guia de Coleópteros da Espanha e Europa. São os maiores escaravelhos da Europa.

Este é um inseto com várias representações no universo o origami. Um pesquisa na base de dados da Gilad’s Origami Page apresenta 76 resultados.

Logo logo teremos uma resenha com as minhas impressões sobre o Origami Nature Study.

Diego
Fascinando por origami, um dia ainda vai publicar um livro com seus modelos. Outros hobbies incluem fotografia, desenho e coisas 3D. Curioso. Geek. Cinéfilo. Pokemon connoisseur.

Deixe uma resposta