Dinossauros Origami Básico Passo-a-passo

Como Fazer Um Dinossauro de Origami: Diplodoco

O Diplodoco ou Diplodocus foi uma espécie de dinossauro  herbívoro e quadrúpede que viveu há aproximadamente 154 a 152 milhões de anos onde hoje é a América do Norte. O seu nome significa “dupla alavanca” pela disposição dos ossos da parte posterior de cauda com mais de 15 metros. Sua cauda possivelmente era usada para defesa, funcionando como um chicote. O Diplodoco media em torno de 27 e 32 metros de comprimento e pesava cerca de 15 toneladas. É um dos dinossauros mais conhecidos. Fonte.

Representação de um Diplodoco
Representação de um Diplodocus carnegii. Fonte Wikimedia Commons.

Diplodoco de Ronald Koh

diplodoco de ronald koh
Diplodoco criado por Ronald Koh e dobrado por mim em papel canson 80 g/m².

É um modelo básico, quase intermediário. Evite usar um papel muito grosso, a não ser que se utilize a técnica e wetfolding. Os diagramas estão disponíveis neste site ou aqui.

Diplodoco de Fumiaki Shingu

diplodoco de Fumiaki Shingu
Diplodoco possivelmente criado por Fumiaki Shingu dobrado por mim em papel canson 80 g/m².

Este é modelo muito simples deste dinossauro. Foi um dos primeiros origamis que eu aprendi na vida, fiz quando tinha uns 9 anos. Veja as instruções abaixo.

diplodoco de origami de Fumiaki Shingu instruções
Clique na imagem para visualizar no tamanho original

Diplodoco de Shuki Kato (2007)

Diplodoco de Shuki Kato dobrado em papel canson (80 g/m²)
Diplodoco de Shuki Kato dobrado em papel canson (80 g/m²)

É um modelo simples mas que exige certa habilidade para a finalização já que a aparência final da peça é bastante tridimensional. Algumas dobras devem ser feitas “no ar” sem o apoio de uma superfície. Esta é a versão 2007 publicada no e-book “Christmas Origami Book 2012”, que é uma iniciativa de trocas de diagramas surgida no The Origami Forum, apenas para membros participantes. Este ano os e-books de 2006 a 2012 foram liberados para o público em geral (mais detalhes aqui). Dessa forma os diagramas estão no referido e-book, páginas 219-222, que pode ser baixado no site Origami Austria. Além disso, uma versão atualizada desse modelo foi publicada no livro Origami Nature Study.

Diplodoco por Saita Tomoharu (さいた ともはる)

Diplodocus kyouryuuorigami
Diplodoco de Saita Tomoharu. Fonte.

É um modelo bem simples e resulta em um dinossauro mais longilíneo. Fotodiagramas no site do autor (instruções em japonês, no entanto).

Diego
Fascinando por origami, um dia ainda vai publicar um livro com seus modelos. Outros hobbies incluem fotografia, desenho e coisas 3D. Curioso. Geek. Cinéfilo. Pokemon connoisseur.

Deixe uma resposta