origami velociraptor
Dinossauros Origami Básico Passo-a-passo

Como Fazer Um Dinossauro de Origami: Velociraptor

O Velociraptor era um dinossauro carnívoro que viveu aproximadamente há 75-71 milhões de anos onde hoje é a Mongólia e o norte da China. Era um carnívoro bípede, emplumado com uma longa cauda e uma garra em forma de foice em cada pata traseira, que é pensado para ter sido usado para combater a presa. A representação popular deste dinossauro (no filme Jurassic Park, por exemplo) não condiz muito com a realidade já que ele tinha penas e era mais baixo que um ser humano de estatura média. Fonte.

Velociraptor representação
Representação do Velociraptor com penas. Em setembro de 2007, pesquisadores descobriram botões de pena no antebraço fossilizado de um Velociraptor encontrado na Mongólia. Fonte: Wikimedia Commons.

As dobraduras do dinossauro Velociraptor listadas abaixo são inspiradas na representação popular desta espécie.

Velociraptor de Stephen O’Hanlon

velociraptor de origami stephen o'hanlon
Velociraptor criado por Stephen O’Hanlon dobrado por mim em papel sanduíche.

Este é um modelo fácil, com poucas dobras e que inicia com uma base pássaro. Diagramas feitos a mão no site do autor ou aqui. Há também fotodiagramas nesse site.

Velociraptor de Jo Nakashima

velociraptor de origami jo nakashima
Velociraptor criado por Jo Nakashima e dobrado por mim em papel Hanji coreano tratado com carboximetilcelulose (CMC)

Este modelo pode ser considerado básico (quase intermediário). Os diagramas podem ser encontrados no site do autor. Além disso, há um videotutorial do autor ensinando o passo-a-passo:

Aguardem os próximos posts! A série “Como Fazer Um Dinossauro de Origami” está apenas começando.

Diego
Fascinando por origami, um dia ainda vai publicar um livro com seus modelos. Outros hobbies incluem fotografia, desenho e coisas 3D. Curioso. Geek. Cinéfilo. Pokemon connoisseur.

2 Replies to “Como Fazer Um Dinossauro de Origami: Velociraptor

  1. O modelo do Jo Nakashima é muito bom já o dobrei várias vezes. O videotutorial ajuda muito.
    Já o modelo do O’Hanlon eu já tinha visto algumas figuras mas nunca tinha dobrado. Dobrei a partir do diagrama, mas o resultado não ficou como eu esperava, subestimei o modelo e usei um quadrado pequeno demais e por isso não consegui executar umas dobras finais, e também não consegui fazer o passo 10, que afina a calda, mas pelo que percebo ninguém faz essa dobra.

Deixe uma resposta